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Presença Digital: o 5º P do Marketing
Presença Digital: o 5º P do Marketing

O “marketing mix”, popularizou os famosos 4 Ps – Produto, Preço, Praça e Promoção. Criada pelo professor Jerome McCarthy, em 1960, e posteriormente popularizada pelo mestre do marketing, Philip Kotler, a teoria é base até hoje para campanhas e planejamento em qualquer agência de publicidade e propaganda. Porém, não é exagero dizer que a internet mudou fundamentalmente a doutrina, acrescentando, digamos, um quinto P: presença online. Uma expansão da “Praça” que ganhou vida própria. Isso é uma boa e uma má notícia.

A boa notícia é que a Internet é uma aliada imparcial - uma grande equalizadora. Você não precisa ter um orçamento de marketing com muitos zeros para obter sucesso – pelo menos não da maneira como você faz com veículos de comunicação tradicionais, publicidade impressa e mala direta. Com um investimento aplicado de forma estratégica e habilidosa, você pode desfrutar de um aumento no reconhecimento da marca, resposta do consumidor e, o mais importante, RECEITA.

Então, qual é a má notícia? Lugares comuns como “é uma selva lá fora” e “procurando uma agulha no palheiro” vêm à mente. O mundo digital é enorme. O Google sozinho processa mais de alucinantes 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo - mais de 3,5 bilhões por dia e 1,2 trilhão por ano. Com tantas pessoas procurando por tudo que existe, é um desafio se destacar no Google.

Para conquistar seu espaço, você precisa ter uma visão de 360 ​​graus de sua presença online. Embora um site ainda seja a base de tudo, agora existem muitos outros canais que exigem atenção - incluindo Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outros novatos que estão por vir. Não subestime a influência deles: os clientes em potencial se envolvem ativamente com esses canais ao tomar decisões de compra.

Se você deseja ser persuasivo e realmente mover a opinião pública, deve certificar-se de que todos os elementos de sua presença online estão obedencendo quatro itens importantes: ser encontrado, ter uma boa aparência, envolver os clientes e cultivar relacionamentos contínuos. Se você não tem um domínio firme de todos desses elementos, esteja preparado para abrir mão de sua participação no mercado para os concorrentes que têm.

Vivemos em uma sociedade orientada para o visual. Um bom design não é um luxo - ele reflete a personalidade, a promessa e a experiência de sua marca. Tipografia ousada e fotos atraentes são fundamentais. Mesmo quando as pessoas conseguem descobrir o seu site pela primeira vez, não espere que elas fiquem por muito tempo ou voltem com frequência se o seu site não parecer novo, elegante, interessante e atualizado.

Seu site nunca será encontrado pelas pessoas certas se não estiver devidamente estruturado para que possa ser rapidamente indexado e otimizado para os vários mecanismos de busca. O conteúdo desempenha um papel crítico em “ser encontrado” por seus clientes-alvo.

Na batalha pelas classificações, o Google agora recompensa os sites que oferecem aos visitantes um conteúdo significativo. Os dias de enchimento de palavras-chave acabaram. Agora, há um foco muito mais forte na qualidade do conteúdo. Embora o Google sempre tenha omitido os parâmetros específicos de seus algoritmos de pesquisa, a empresa deixou claro que os sites se saem melhor quando apresentam conteúdo que reflete a experiência que os leitores acharão genuinamente informativa ou útil.

As empresas que desejam ser notadas, portanto, devem não apenas atualizar seu conteúdo principal regularmente, mas também produzir conteúdo original que demonstre sua experiência. Essa ênfase aumentou a importância dos blogs. Uma vez que o Google recompensa os sites com contagens crescentes de páginas, os blogs postados uma ou duas vezes por semana permitem que o seu site cresça de forma orgânica, o que melhora sua classificação. Os blogs também ajudam a construir relacionamentos com seus clientes. Esse relacionamento é aprimorado quando os blogs trabalham em conjunto com outros veículos online, como Facebook e Instagram.

Agora, são as redes sociais que fazem o boca-a-boca. Se sua empresa ainda está à margem, você está perdendo oportunidades valiosas de se conectar com os clientes e expandir seus negócios. Lembre-se que Facebook, Twitter e Instagram nunca estarão longe dos clientes graças à explosão dos smartphones.

Enfim, o que a presença online faz de melhor é permitir que você crie uma voz, rosto e personalidade envolventes para sua marca e negócios - componentes que são absolutamente essenciais quando se trata de envolver e nutrir seus relacionamentos com clientes existentes e novos.

Embora seja tentador apenas publicar algo, lembre-se de que deve haver uma estratégia focada para cada postagem - uma que complemente ou aprimore o propósito do seu site ou negócios. 

Precisa de ajuda para criar e gerenciar uma presença online que seja notada, nutra a fidelidade do cliente e impulsione as vendas? A MRX Websites tem as pessoas certas que podem fazer isso acontecer! Entre em contato conosco hoje.

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